Estão abertas candidaturas ao prémio anual Access to Learning Award da Fundação Bill e Melinda Gates. Este prémio, no valor de 1 milhão de dólares, destina-se a premiar as bibliotecas públicas, e instituições congéneres, que desenvolvam projectos inovadores de difusão do acesso livre e gratuito à informação, mediante o uso de computadores e de ligação à Internet.
Podem candidatar-se bibliotecas de todos os países, excepto Estados Unidos da América, sendo especialmente encorajadas a concorrer entidades que sirvam populações desfavorecidas.
Em edições anteriores foram já premiadas, entre outras, bibliotecas e programas da Colômbia, México, Austrália, Nepal e Dinamarca.
O prazo de candidaturas termina a 30 de Setembro (já falta muito pouco tempo!).
Para mais informações, e para obtenção do formulário de candidatura, consulte o sítio Bill & Melinda Gates Foundation.
Aqui poderá também encontrar informação sobre anteriores vencedores do prémio.
Fonte: DGLB e Bill & Melinda Gates Foundation
Não era bom uma biblioteca portuguesa poder vir a usufruir de um prémio destes? Já imaginaram o bom que seria para muitas das nossas pequenas bibliotecas virem a receber 1 milhão de dólares para desenvolver os seus projectos? O pior é que muitas ainda não têm sequer computadores com ligação à Internet dignos desse nome… Para as bibliotecas que preencham os requisitos é uma oportunidade a não perder: basta usar a criatividade e desenvolver um bom projecto. O Ideias e letras estará atento a futuros desenvolvimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário