20 outubro 2011

"José & Pilar" exibido em Nova Iorque em semana de homenagem a Saramago

Eis uma boa notícia na semana em que foi publicado o romance inédito de Saramago Claraboia.
A notícia que nos deixa a todos orgulhosos é do Público:

O documentário José & Pilar, candidato a uma nomeação para os Óscares, será promovido na próxima semana em Nova Iorque, incluindo a exibição no Museu de Arte Moderna (MoMA), num evento dedicado ao Nobel português da Literatura.
A Semana de Saramago em Nova Iorque, de 26 de Outubro a 1 de Novembro, envolve o Arte Institute e a Fundação José Saramago e contará com a participação da companheira do escritor e presidente da Fundação, Pilar del Río.
No caso do documentário de Miguel Gonçalves Mendes, este dará a conhecer uma faceta mais privada e íntima do Nobel Português José Saramago.
Além de Pilar del Río, Miguel Gonçalves Mendes também estará em Nova Iorque para participar, logo no dia 27, numa sessão de perguntas e respostas na galeria de arte Rooster.
No mesmo dia terá lugar uma Mostra de Cinema Ibérico, no Anthology Films Archives, com a apresentação de curtas-metragens portuguesas e espanholas.
A galeria Sonnabend, dirigida pelo galerista de origem portuguesa António Homem, também se associa à iniciativa, com uma tertúlia dedicada a José Saramago, no dia 30.
No dia 31, terá lugar um concerto de Noiserv, projecto de David Santos (que compôs a banda sonora do filme) no restaurante português Pão.
Na Rutgers University, em Nova Jérsia, visitada por Saramago há 10 anos, o Departamento de Espanhol e Português irá mostrar excertos do documentário José & Pilar, segundo informação divulgada pelo Consulado de Portugal em Newark.
O ponto alto da semana de homenagem será a exibição do documentário no Museum of Modern Art (MoMA), seguido de um cocktail noutro restaurante português, Alfama.
O documentário José & Pilar acompanha a vida pública e privada de José Saramago durante o processo de escrita e lançamento do romance Viagem do elefante.
É um retrato próximo e inédito do escritor português, do relacionamento com a companheira e tradutora, Pilar Del Río, com os seus leitores e com o mundo.
Nos Estados Unidos, a Comissão de Homenagem a José Saramago integra o senador luso-americano Jack Martins, o galerista António Homem e a actriz Daniela Ruah, entre outras personalidades.
Criada em Abril deste ano, a organização sem fins lucrativos Arte Institute organizou no passado verão um Festival de Cinema Português em Nova Iorque (NY Portuguese Short Film Festival), com dezenas de curtas-metragens, a par de mostras de artes plásticas e música portuguesa (Summer Nights Series).

Fonte: Público

Sem comentários: