05 novembro 2012

Casa del Lector inaugurada em Madrid


Foi inaugurado no dia 17 de outubro em Madrid o mais recente projeto da Fundación Germán Sánchez Ruipérez, a Casa del Lector, Centro Internacional para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Leitura. O antigo espaço do Matadouro da capital espanhola, um antigo local de morte, como refere César Antonio Molina, diretor da Casa, é agora transformado num espaço de vida, de descoberta, de questionamento.
Nos mais de 8.000 m2 da Casa del Lector funcionarão um auditório, diversas salas de exposição, salas de trabalho, bibliotecas, que acolherão um vasto programa de atividades em torno do papel da leitura e da sua promoção e mediação.

A página da Casa del Lector está aqui.

Fonte: Fundação José Saramago http://josesaramago.org/337443.htm 

Eis um bom exemplo do aproveitamento de um espaço que nada faria supor que viesse a ter uma função cultural. Nos outros países europeus aproveitam-se edifícios bem localizados para instalar bibliotecas e centros culturais, procedendo à reconversão e requalificação dos espaços, tornando-os modernos e arejados. Em Portugal os edifícios históricos são deitados a baixo e as bibliotecas continuam instaladas em espaços exíguos que já não são capazes de dar resposta às necessidades dos seus utilizadores.

Sem comentários: