05 maio 2011

Portugueses e Astérix: uma relação com 50 anos

Parabéns ao Astérix: apareceu pela primeira vez em Portugal há 50 anos, no dia 4 de Maio. Os parabens vêm por isso com um dia de atraso, mas mais vale tarde que nunca ;-).
Portugal foi o primeiro país não francófono a publicar as aventuras de Astérix e do seu companheiro Obélix, empenhados na tarefa de defender a sua aldeia gaulesa das tropas romanas de Júlio César.
Os dois companheiros contavam com a ajuda de uma poção mágica na luta contra as tropas romanas e outras personagens como o druída Panoramix, o bardo Cacofonix ou o pequeno cão Ideiafix, preenchiam o imaginário de crianças e adultos.
Os autores, René Goscinny e Albert Uderzo, publicaram a primeira história a 29 de Outubro de 1959, na revista francesa Pilote, e dois anos depois, a 4 de Maio de 1961, era publicada em português.
Passados 52 anos, Astérix continua a ter sucesso, com mais de 300 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, disponíveis em mais de uma centena de línguas e dialectos, incluindo o mirandês. Astérix conta ainda com algumas adaptações para o cinema.

Fonte: jornaldigital

Sem comentários: