09 maio 2011

Fbooks? Que mais vão inventar a seguir?

"Já imaginou poder acompanhar, interagir e ser 'amigo' ou 'amiga' das personagens de um livro? Em tempo-real? Acedendo às músicas que compõem o pano de fundo de uma obra literária, consultando mapas dos locais misteriosos por onde se aventuram os protagonistas? Agora, já é possível, naquilo que será mais uma evolução no mundo literário, com a clara influência da rede social Facebook.
Chama-se Fbook e sugere uma nova forma de 'gostar' de ler. Numa iniciativa empresarial da Leya (não há almoços grátis...) e interessante, foi criado este projecto literário que disponibiliza livros numa versão exclusiva para as redes sociais. A ideia passa também por conquistar novos leitores e acompanhar os antigos, 'apanhado-os' via Facebook.
Na prática, o Fbook adapta livros em papel e coloca-os no Facebook em versões exclusivas. A obra escolhida para inaugurar o projecto é 'O Bom Inverno', de João Tordo.
Uma ideia interessante, um conceito arrojado, também em prol da Cultura, que vai além da Literatura. Veremos como responde o público e que retorno terá em termos de consumo cultural. A acompanhar bem de perto."


Acho que as tecnologias são uma mais valia para o nosso quotidiano, mas também não vamos exagerar... Já estive na página do Bom Inverno no Facebook e não me parece que os fbooks tenham grande futuro. Por muitas vantagens que o Facebook tenha não me parece que a aplicação do seu formato à literatura seja muito apelativa. A César o que é de César! Pelo menos para mim não serve. Cada panela com sua tampa, já diz a sabedoria popular.

Sem comentários: