20 abril 2011

The Great Gatsby: uma das casas que poderá ter inspirado o romance foi destruída

Os bulldozers reduziram a pó uma mansão de Long Island que alguns estudiosos identificam como tendo sido descrita na obra clássica de F. Scott Fitzgerald: “O Grande Gatsby”.
A mansão foi construída na década de 1920, durante “os loucos anos 20” e serviu de morada inicial ao director-executivo do jornal New York World, que se fazia rodear da elite norte-americana de então, incluindo o escritor F. Scott Fitzgerald, que por várias vezes frequentou a casa em serões de convívio.
Porém, a casa estava actualmente bastante degradada. Do glamour dos anos 20 já tinha muito pouco.
Bert Brodsky, fundador e presidente de uma empresa tecnológica na área da saúde, comprou a casa colonial em 2004 à sua anterior proprietária. O empresário esperava instalar-se na gigantesca mansão com cerca de 20 quartos, mas a família não quis mudar-se para uma propriedade tão grande. A casa foi, assim, colocada à venda.
A partir de então - sempre com a casa à venda mas sem interessados - Brodsky começou a pedir permissão para dividir o enorme terreno em parcelas mais pequenas para a construção de novas habitações com uma área mais reduzida.
O processo demorou vários anos mas, finalmente, as autoridades deram autorização para a divisão do terreno, no início deste ano. Uma vez que a casa não foi considerada um edifício histórico nada obsta à sua destruição. As obras de destruição deverão ficar completas durante o dia de hoje.
O que fica por determinar é se Fitzgerald estava mesmo a descrever a mansão de Lands End quando escreveu no seu clássico a seguinte passagem: cheerful red-and-white Georgian Colonial mansion, overlooking the bay, na qual viviam Daisy e Tom Buchanan, personagens centrais da obra “O Grande Gatsby”.
Alguns estudiosos acreditam piamente que sim, que se trata da mesma casa, mas outros dizem que esta teoria é enganadora e destituída de lógica, uma vez que outras descrições geográficas constantes na obra tornam impossível que esta seja a casa em questão.
Verdade ou não, a casa já não está de pé. Quaisquer estudos futuros que se quisessem fazer ficaram inviabilizados.
Afinal não é só em Portugal que estas coisas acontecem...

Fonte: Público

Sem comentários: